Controle de Fluxo de Caixa, o Futuro da sua Empresa!
Muitas empresas lucrativas rotineiramente ficam sem recursos para honrar suas dívidas de curto prazo. Este simples controle gerencial pode salvar sua empresa. Saiba mais aqui.
FINANÇAS
Você sabe que seu negócio é lucrativo, consegue ver os recursos girando na sua empresa e tem a impressão que está tudo indo muito bem. Então decide retirar seus Lucros.
Alguns dias se passam e você descobre que não tem o suficiente para quitar todas as contas a pagar da empresa. O que deu errado? Controle de Fluxo de Caixa.
Entender a realidade financeira da sua empresa é muito importante para não entrar no vermelho. Planejar-se, guardar um reserva de dinheiro e saber se você pode fazer investimentos no negócio são essenciais.
Controlar o Fluxo de Caixa é olhar para todas as entradas e saídas de dinheiro e saber o quanto de dinheiro você realmente tem disponível. Também envolve projetar o Fluxo de Caixa no futuro para evitar surpresas.
Um bom Controle de Fluxo Caixa necessita de registros detalhados e exatos dos recebimentos e pagamentos. Isso significa que todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas e categorizadas.
Informações incompletas ou descontextualizadas criam uma falsa impressão de que tem dinheiro sobrando na empresa. Por exemplo, se você olhar apenas para o dinheiro que entra, sem considerar os gastos que vêm pela frente, a realidade financeira da empresa pode ficar escondida.
Com uma boa projeção de Fluxo de Caixa Futuro você saberá se terá os recursos necessários para projetos futuros como promoções, investimentos em marketing, reformas e etc.
Quais são os benefícios do fluxo de caixa?
· Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
· Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos, inclusive as taxas de recebimento de boleto e cartão de crédito.
· Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;
· Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
· Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;
· Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
· Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.
Existem vários programas pagos e gratuitos no mercado que podem te ajudar nesta tarefa. Mas caso você queira algo mais simples, clique no botão abaixo e tenha acesso a uma Planilha de Controle de Caixa.
Se sua empresa precisa de ajuda de um especialista entre em contato conosco que podemos te ajudar nesta tarefa tão importante.